Estiagem avança e todas as cidades do ES já estão em situação de seca; veja a classificação do seu município
Dados são do Cemaden, ligado ao governo federal, e apontam que o Espírito Santo é um dos oito estados mais afetados do país. Classificação inclui cidades com seca severa, moderada e fraca.
Todos os 78 municípios do Espírito Santo enfrentam alguma situação de seca. Essa realidade, que também serve de alerta, faz parte de um levantamento do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O estado é um dos mais afetados de todo o país, ao lado de Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
O monitoramento classifica as cidades em quatro categorias de seca: extrema, severa, moderada e fraca. No estado, seis cidades estão classificadas como seca severa. São elas: Colatina, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, São Roque do Canaã e Santa Teresa. Outras 51 cidades estão em seca moderada e 21 em seca fraca. Veja mais abaixo a lista dos municípios.
Em todo o país, 1.024 cidades estão sob a classificação de seca entre extrema e severa (a mais alta da escala), e mais de três mil estão em alguma classificação de seca.
O número é quase 23 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 45 cidades estavam nesses níveis de seca. A falta de chuva alastra o fogo pelo país, que teve o maior número de incêndios dos últimos dez anos.