Futura: capixabas querem ver times de futebol locais disputarem campeonatos nacionais
Como os capixabas assistem ao futebol? Para que time torcem? Uma pesquisa exclusiva da Futura Inteligência entrevistou 800 pessoas para entender como o Espírito Santo consome o esporte mais popular do país. O estudo concluiu que, apesar dos times cariocas serem os preferidos dos capixabas, 80% da população gostaria de ver um time do Espírito Santo disputando campeonatos nacionais e mais da metade iria para fora torcer por um time do estado.
O levantamento da Futura foi realizado entre 4 e 17 de julho de 2024, entrevistou 800 pessoas com idades a partir de 16 anos no Espírito Santo.
Os resultados revelaram que, dentre os capixabas que gostam de futebol, 50,4% torcem para o Flamengo, 16,9% para o Vasco e um percentual abaixo de 5% preferem Botafogo, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.
Nesse ranking, os 10 times com maior número de fãs no Espírito Santo são do Rio de Janeiro, Minas Gerais ou São Paulo.
Quando perguntados sobre os times de futebol capixabas de sua preferência, 70% dos entrevistados dizem não torcer para nenhum clube. 9,2% preferem o Rio Branco e 6,2% são fãs do Desportiva Ferroviária – uma minoria no quadro geral.
Na avaliação de Renato Antunes, CEO da SAF Rio Branco, o número de torcedores dos times está ligado principalmente à quantidade de vitórias e títulos conquistados.
“No passado, clubes capixabas eram a primeira preferência de muitos no Espírito Santo. Tínhamos times em campeonatos importantes e disputando finais com cariocas. Mas, nas últimas décadas, os clubes capixabas perderam essa força e torcedores migraram para times do Rio de Janeiro”, avalia.
Mas esse cenário pode mudar nos próximos anos. O Espírito Santo assistiu à criação de sua primeira SAF, o Rio Branco, que investirá R$ 50 milhões em 10 anos mirando uma vaga na série B.